Igreja do galo faz campanha de arrecadação de verbas para reparos.
Segundo publicou o Instituto histórico e geográfico do Rio Grande do Norte, a Igreja de Santo Antônio, popularmente conhecida como Igreja do Galo, está arrecadando fundos para um projeto de restauração em sua estrutura.
Ainda conforme a publicação, a data prevista para início das obras é janeiro/2024, não foi divulgado o valor estimado. Em outubro deste ano a igreja foi visitada por técnicos do Instituto Histórico, que constatou rachaduras e infiltrações na estrutura.
A Igreja do Galo é bem tombado pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte desde 1983 e, por estar inserida no Centro Histórico de Natal, é tombado pelo IPHAN desde 2010.
Também em outubro/23, o Instituto do Patrimônio histórico e artístico Nacional (IPHAN) selecionou 138 projetos de restauração para receberem financiamento via Programa de aceleração de crescimento (PAC) lançado em 2023. Há previsão de que o Instituto selecionará mais 100 projetos para receberem verbas para projetos de restauro. O PAC lançado em 2023 destinou R$1,3bi para ações do Ministério da Cultura. Destes, R$737 milhões foram destinados ao IPHAN para ações de recuperação e promoção do patrimônio cultural.
Não se entende, no entanto, porque não houve esforço para a inclusão da Igreja do Galo entre os projetos para receberem incentivo do IPHAN nestas obras, visto que a informação da visita do IHGRN é do mesmo mês em que foram selecionados os primeiros 138 projetos que receberam dinheiro para concluir as ações de recuperação e o último edital de chamada para novos projetos fechou em 10/11. Ao longo de décadas, o centro histórico vem perdendo incentivos liberados pelo Instituto para restaurações, principalmente pela alegação de falta de projetos.
A Igreja do Galo é o terceiro santuário mais antigo de Natal, construído em 1766. Sendo uma construção barroca, é um dos mais expressivos marcos do estilo na capital potiguar. É bem tombado pela fundação José Augusto e pelo IPHAN. Conta com um convento sob os cuidados dos frades menores capuccinos
As informações para contribuir com a campanha da Igreja são as seguintes:
Chave: CNPJ 11.021.607/0006-89 (Banco Itaú) - Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil)As imagens abaixo são de autoria de Marcela Bulhões, do IHGRN.
Comentários
Postar um comentário